Consultoria

O QUE É UMA CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

A consultoria em e-commerce é um serviço personalizado que tem como objetivo entender o momento em que o comércio eletrônico se encontra e traçar estratégias para melhorar os resultados. Com isso, o negócio adota medidas que proporcionam o seu crescimento e, como consequência, o aumento do seu faturamento.

É importante destacar que a consultoria em vendas online é um trabalho em conjunto, feito por um consultor especializado no tema e pelo gestor da loja virtual. A união dessas duas forças de trabalho é crucial para o bom desenvolvimento do trabalho e para que os objetivos previstos sejam alcançados e mantidos.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

A consultoria em e-commerce segue um programa que contempla a compreensão sobre o cenário da empresa, a análise de produto e de mercado, a criação de estratégias e o acompanhamento para avaliar a aplicação das ações. A partir disso, o gestor do e-commerce fica apto a liderar o seu negócio com segurança sobre as decisões.

Embora o principal objetivo de uma consultoria de comércio eletrônico seja aumentar o número de vendas da empresa, seu trabalho também se propõe a analisar a estrutura do negócio e a encontrar possíveis erros que possam ser melhorados para, assim, conduzir a empresa em direção às metas traçadas.

COMO MELHORAR A PERFORMANCE NO E-COMMERCE COM CONSULTORIA?

A consultoria em e-commerce oferece boas oportunidades para a melhoria do desempenho do negócio, já que faz um diagnóstico amplo sobre a situação da empresa, olha para o produto e para os concorrentes e, assim, cria uma estratégia para que impacta diretamente nos resultados do comércio eletrônico.

Por isso, os gestores de e-commerce que procuram o trabalho de um consultor, precisam se envolver no processo com interesse e disposição. A consultoria de vendas online só consegue alcançar os resultados previstos com a colaboração dos empreendedores envolvidos, seja para entender a empresa ou para colocar as ações em prática.

RESULTADOS A CONSULTORIA PROPORCIONA A LOJA VIRTUAL

Sem dúvidas, uma boa consultoria para e-commerce pode gerar resultados impressionantes para o negócio, como maior entendimento sobre o mercado de atuação, otimização nas pesquisas dos buscadores e aumento de acessos ao site. Isso se reflete diretamente nos resultados do negócio, com o aumento das vendas e, é claro, do faturamento.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CONSULTORIA EM E-COMMERCE?

As vantagens de uma consultoria em e-commerce são enormes e podem ser colhidas por muitos e muitos anos, já que o método qualifica o gestor do comércio eletrônico para tomar as melhores decisões que envolvem o seu mercado, produto e empresa. Entre os pontos positivos da consultoria, destacamos os itens abaixo:

ANÁLISE DE MERCADO

A análise de mercado tem como objetivo entender como funciona o mercado onde a empresa em questão está inserida. Assim, pode-se criar estratégias que sejam realmente eficientes para o negócio, impactando o público-alvo de maneira assertiva e aumentando as chances de o produto ser bem recebido pelos consumidores.

ACOMPANHAMENTO DE MELHORIAS

O acompanhamento de melhorias nada mais é do que o suporte do gestor para a adoção de novas práticas para a empresa, tendo como objetivo alcançar os resultados traçados. Esse acompanhamento pode ser feito a partir da análise de números ou conforme a percepção subjetiva do consultor, do gestor e da equipe.

MELHORAR POSICIONAMENTO NAS BUSCAS

Existem algumas estratégias para melhorar o posicionamento do e-commerce nos resultados das pesquisas feitas em buscadores como Google, Yahoo! e Bing. Isso depende da aplicação de algumas técnicas de SEO, que otimizam a página da web e impactam diretamente no aumento do número de acessos ao comércio eletrônico.

POR QUE ESCOLHER NOSSA CONSULTORIA?

A consultoria em e-commerce da SENDMAIL é uma excelente alternativa para os gestores de lojas virtuais que buscam por soluções personalizadas para os seus negócios. Afinal, cada empresa tem as suas próprias especificidades e, por isso, precisa adotar estratégias únicas, que atuem diretamente nas necessidades daquele negócio.

A SENDMAIL usa uma metodologia própria para consultoria em e-commerce, que tem serventia para lojas virtuais dos mais diferentes portes e segmentos, o que é uma grande vantagem. Além disso, a empresa atua há mais de 13 anos no mercado do comércio eletrônico, reunindo experiência de sobre para ajudar as lojas virtuais a se consolidarem na internet.

METODOLOGIA USADA NA CONSULTORIA

Sem dúvidas, a metodologia usada para a consultoria em e-commerce diz muito sobre a seriedade da empresa que está oferecendo o serviço. Quanto mais personalizado for o atendimento, melhores serão as soluções propostas. A SENDMAIL trabalha com um método próprio, que é adaptado conforme as necessidades de cada empresa:

POP para o público que o e-commerce se direciona, para os produtos que oferece e para a plataforma que utiliza nas vendas.

VOA: direciona-se para a validação, otimização e ampliação do negócio.

A seguir, conheça as etapas da consultoria de vendas online:

PRÉ-CONSULTORIA

Esse é o primeiro contato entre o gestor de e-commerce e o consultor, e tem como objetivo alinhar as expectativas e combinar detalhes sobre a análise que será feita. A pré-consultoria nada mais é do que uma conversa na qual o gestor deve apresentar um pouco sobre a trajetória da empresa e contextualizar sobre os clientes e os produtos.

Nesse momento, o consultor pode sugerir que o cliente faça algumas análises mais aprofundadas do negócio, olhando para a concorrência e para os itens que vende. Assim, será possível começar a pensar nas estratégias que serão aprofundadas nas etapas seguintes.

REUNIÃO MENSAL DE CONSULTORIA

A reunião mensal de consultoria pode ser realizada presencialmente ou pela internet – a decisão varia conforme a localização geográfica do gestor e do consultor. Nesse momento, é feita uma avaliação sobre o que já mudou a partir da pré-consultoria, levando em consideração as principais dificuldades para a adoção de algumas práticas.

Essa reunião também tem como objetivo definir o plano de ação para os 30 dias seguintes, tendo em vista as estratégias que já podem ser colocadas em prática no comércio eletrônico. É fundamental que o gestor do e-commerce acompanhe de perto da execução dessas tarefas, observando seus resultados.

ACOMPANHAMENTO MENSAL

O acompanhamento mensal é um momento bem importante para a consultoria de e-commerce, já que recolhe as percepções do responsável pela loja virtual sobre as implementações que estão sendo realizadas. Em geral, essa reunião ocorre cerca de 15 dias depois da reunião mensal.

O objetivo desse acompanhamento é entender como está sendo a execução das ações traçadas nas conversas anteriores, tirando dúvidas e adequando a estratégia conforme a necessidade do comércio eletrônico. É importante destacar que nem todas as ações propostas já terão resultados nesse prazo.

CONTATO DIRETO COM O CONSULTOR

O gestor do comércio eletrônico pode entrar em contato com o consultor de e-commerce em outras situações, não estando restrito somente à reunião mensal e ao acompanhamento mensal. Isso evita que o responsável pela loja virtual tome decisões sozinho, sem o auxílio do consultor.

É normal que com o passar dos dias surjam algumas dúvidas referentes ao negócio e, nesse caso, o ideal é que o gestor busque o auxílio do consultor. Assim, poderá fazer escolhas que já apliquem as estratégias propostas pela consultoria para e-commerce.

TREINAMENTOS ONLINE

A consultoria em vendas online conta com alguns treinamentos que têm como objetivo aprofundar os conhecimentos do gestor do comércio eletrônico sobre o mercado digital. Muitas vezes, os donos de lojas virtuais não têm conhecimento sobre as vendas online e, inclusive, acreditam que esse cenário é semelhante ao das vendas em lojas físicas.

Sem dúvidas, isso é um grande erro, já que o comércio eletrônico segue uma lógica muito específica e que, muitas vezes, se distancia bastante do comércio tradicional. Isso pode ser observado, por exemplo, nas técnicas usadas para atrair clientes à loja virtual, que são muito diferentes das adotadas pelas lojas de rua.

Em geral, os temas abordados no treinamento online são:

  • Otimização de Buscadores ( Google ) SEO
  • Facebook Ads
  • Google Ads
  • E-mail Marketing
  • Fotografia

TREINAMENTOS PRESENCIAIS

Dependendo da situação, a consultoria em e-commerce também poderá contemplar treinamentos presenciais visando a qualificação dos demais membros da equipe. Nesse caso, os temas abordados dependerão das necessidades específicas da empresa, podendo focar em:

  • Estratégia de Vendas
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing Digital
  • Concorrência
  • Estratégia de Vendas
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing digital
  • Concorrência

É normal que o tema que estamos falando suscite muitas dúvidas nos responsáveis por comércios eletrônicos. Em geral, as empresas – sejam online ou tradicionais – não têm o costume de recorrer a consultorias especializadas, já que acreditam que ninguém poderá saber mais sobre o negócio do que o seu próprio dono.

No entanto, algumas questões que surgem ao longo do tempo não estão tão vinculadas ao negócio em si, mas sim ao mercado, ao produto e ao público-alvo. Desta maneira, contar com o olhar de um especialista no assunto pode renovar a abordagem e trazer à tona alguns pontos que sequer eram cogitados.

Pedir ajuda a um gestor de e-commerce não é sinal de fraqueza. Pelo contrário. A maioria das grandes marcas do mercado já contrataram uma consultoria especializada que as ajudou a sanar dúvidas, resolver problemas e crescer. Inclusive, não é necessário esperar que a empresa entre em crise para contratar um consultor.

Esse tipo de serviço pode contribuir com a empresa em diferentes fases e, inclusive, pode ser contratado antes mesmo de o comércio eletrônico ir para o ar. Assim, o consultor poderá ajudar no planejamento da loja e qualificar o dono do e-commerce para não cometer alguns erros comuns.

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